Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

3ª Reunião 2016 DV2R discute temas de interesse do setor

10 de novembro de 2016


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O Departamento de Veículos de Duas Rodas – DV2R do SIMEFRE  reuniu-se no último dia 14 de abril, na sede do Sindicato, para discutir os principais assuntos ligados aos segmentos de motocicletas e bicicletas. De acordo com o gerente Setorial Carlos Henrique Gomes, o Departamento é importante tanto para agregar os fabricantes, quanto para discutir questões de mercado, legislação e competitividade.

Gomes acredita que ao trazer para o Sindicato um grupo que fala a mesma língua, isso fortalece a cadeia inteira. “O SIMEFRE representa “dentre outros segmentos” a indústria de partes e peças de moto e bicicleta e leva para o governo a preocupação da manutenção dessas indústrias no Brasil, para que não aconteça como em outras áreas, de uma indústria fechar as portas. Nosso papel é bastante importante e o governo ouve quem vai lá”.

A reunião abordou a discussão sobre a intenção de criação de um novo Sindicato o Sindimotopeças, iniciativa que não conta com a aprovação do DV2R; a análise de ações a serem apresentadas ao governo (tema que deverá aguardar os próximos acontecimentos políticos); e os assuntos gerais ligados ao dia a dia do setor.

Por questões técnicas o treinamento da equipe do Derex (Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi transferido para a próxima reunião, no dia 19/05/2016 e irá abordar o sistema DW da Receita Federal, específico para o DV2R.

O  Departamento inclui desde microempresas até as maiores representantes do mercado, daí o interesse pelo Comércio Exterior e, principalmente os produtos vindos da China. “Temos vários fabricantes de peças que são demandados pelas montadoras e pelo mercado de reposição, todos brutalmente derrotados economicamente pelos produtos, principalmente os Asiáticos”

Ele explica que o Derex pode contribuir na discussão de temas como o antidumping, por exemplo, mas antes dele, existe uma série de outros trabalhos, como o estudo merceológico que pega um produto e faz um estudo dele, de valoração nacional e internacional. “Essas reuniões são uma oportunidade importante para a evolução, fortalecimento e competitividade do nosso mercado”.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.