Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

A Economia da Bicicleta no Brasil

28 de maio de 2018


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O gerente Setorial do SIMEFRE, Carlos Henrique Gomes, participou no último dia 25 de maio do lançamento do estudo desenvolvido pela Aliança Bike e o LABMOB/UFRJ, com objetivo de mapear e monetizar o complexo econômico da bicicleta.

Segundo os organizadores, a ideia era definir um conjunto de indicadores representativo da “economia da bicicleta” no Brasil. O material indica qual a participação da bicicleta na economia nacional, destacando empregos gerados pelo setor, quantidade de bicicletas, partes e peças produzidas e importadas, quantas bicicletas existem no país e o impacto do uso desse meio de transporte no orçamento familiar.

O estudo foi dividido em cinco dimensões: cadeia produtiva, políticas públicas, transportes, atividades afins e benefícios. Na esfera doméstica, cinco famílias de classes socioeconômicas diferentes, que usam bicicleta como meio principal de transporte, alternativo ou apenas para lazer foram acompanhadas por uma equipe de pesquisadores. Foi possível notar uma economia significativa ao final da análise, com a troca do ônibus pela bicicleta.

Carlos Gomes ressalta a importância desse tipo de estudo para um conhecimento mais amplo do setor e de suas necessidades. “Esse é um modal que vem ganhando espaço e merece ser analisado com muita atenção.”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.