Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

CB05 – Comitê Brasileiro Automotivo Promove Palestra na Brasil Cycle Fair

25 de setembro de 2017


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O CB05 – Veículos Rodoviários – Passageiros Comerciais – Serviços Motocicletas Bicicletas, realizou palestra no último dia da Brasil Cycle Fair. Mais uma vez o SIMEFRE, como membro da Comissão, prestigiou o evento. O especialista José Luiz Albertini explicou como são criados os Comitês e sua importância na discussão de temas voltados ao mercado, mesmo não tendo força de lei.

Segundo ele, quando uma Norma entra no escopo de uma lei, pode-se dizer que ela cumpriu seu papel. O consultor lembrou que a Norma NBR significa que é uma ação brasileira. Atualmente Brasil e Argentina estão estudando a viabilidade de fazer uma convergência de regulamentos e Normas Técnicas o que facilitaria o comércio entre os dois países. A mesma coisa está sendo estudada entre as regras do Mercosul e União Europeia.

Albertini apresentou alguns aspectos da Norma lembrando que quando ela coloca em jogo a qualidade técnica do sistema viário a segurança fica contemplada. A Norma garante mais segurança para o consumidor final que tem uma avaliação da qualidade do produto.

Naturalmente, a exigência da Norma expulsa do mercado produtos irregulares, inclusive importados fora das especificações. Ele explicou que quando o Brasil adota uma Norma estrangeira ela recebe a nomenclatura ISO, como é o caso da ISO 8098.

Voltando-se para o aspecto comercial, Albertini explicou que a participação da bicicleta caiu bastante ao longo do tempo, com o aumento do número de veículos. “Por um período passou-se a ideia de que bicicleta era um brinquedo e não um veículo.”

No entanto, garante, as Normas para bicicletas recebem a mesma atenção que as de quaisquer veículos em circulação. Em breve deverão surgir Normas para os modelos elétricos, como já existe em quatro rodas. Hoje existem 10 Normas para bicicletas e uma para capacete.

O palestrante encerrou pedindo um programa de Normas relevantes para o setor e a sustentabilidade do Comitê Brasileiro, já que cada setor deve manter sua base de trabalho. “O sinal de amadurecimento do mercado é o número de Normas que ele tem.”

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.