Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

DV2R discute atuação em novos mercados

31 de março de 2017


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O Departamento de Veículos de Duas Rodas – DV2R do SIMEFRE, realizou no dia 16 de março reunião mensal para discussão dos temas de interesse dos segmentos de motocicletas e bicicletas. A reunião foi aberta pelo gerente Setorial Carlos Gomes, que apresentou o diretor titular do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex), Thomas Zanotto.
Zanotto falou sobre a migração de empresas brasileiras para o Paraguai, destacando que o principal fator da migração é o custo naquele país, bem menor que o brasileiro. Mesmo assim ele não considera que exista uma migração e sim um trabalho daquele país pelo poder do governo de financiar investimentos. “O Paraguai tem várias vantagens competitivas acima do Brasil que nós já apontamos há quase 10 anos. Aos poucos isso vem ganhando força, agora tem que lembrar que o Paraguai é um país pequeno, então há uma limitação. Não estou vendo um tsunami de empresas, agora é importante que a gente veja que indústrias brasileiras podem sim se dar bem em um país próximo ao Brasil.”
Para ele está acontecendo no setor de autopeças uma substituição de fornecedores asiáticos. Eu desconheço, francamente, a condição de custo total da Zona Franca de Manaus. O que sei é que a China está aumentando os custos e a produção está mudando para o Vietña ou outros países do sudeste asiático. Trazê-los do Paraguai, talvez seja alto para fazer as contas agora. Não acho que vai ser uma enxurrada de dezenas de fábricas fechando por causa do Paraguai. Um pessoal que talvez tenha que ampliar a produção pode analisar o Paraguai como alternativa.”
A seguir os advogados Karla Borges Furlaneto e Gustavo Rolin falaram sobre a decisão do governo brasileiro diminuir o valor dos impostos cobrados do Japão e Coréia do Sul, como isso pode ser uma boa oportunidade para o setor de duas rodas brasileiro expandir para os países asiáticos. O SIMEFRE deixou claro que está à disposição para fazer qualquer intermediação necessária com o governo em relação ao tema.
Outro assunto discutido ao longo do encontro foi que o Inmetro tem feito pelo setor de duas rodas, bicicletas e motos (partes e peças).
A Brasil Cycle Fair, que acontecerá do dia 22 a 24 de setembro foi citada como uma forma de divulgar as empresas e seus produtos.
O novo site do SIMEFRE está no ar com maior apoio e agregação de valor às industriais associadas.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.