Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Em Brasília Revista SobreTrilhos promove Workshop para Jornalistas

18 de maio de 2018


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

A Revista Sobretrilhos, em parceria com a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e com os apoios institucionais da Abifer, Aeamesp e Simefre, realizou nos dias 14 e 15 de maio, a segunda edição do Workshop para Jornalistas – Área de transportes. O evento ocorreu no Edifício da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, e contou com a participação de jornalistas e estudantes de jornalismo.

“Nosso objetivo com este projeto é proporcionar conhecimento e fontes seguras aos profissionais da imprensa. Também queremos aproximar os jornalistas que cobrem o setor para que assim possam trocar experiências e construir uma networking saudável e agregadora”, conta Ana Lúcia Lopes, diretora de Redação da Revista Sobretrilhos.

“2018 é um ano de eleições e por isto a pauta mobilidade e logística deve ser cada vez mais debatida. Esta é a segunda edição do projeto e não estamos em Brasília por acaso. Justamente por conta do nosso cenário atual, a cidade – centro do debate político – foi escolhida para tratar sobre as soluções e os desafios do transporte nacional metroferroviário”, afirma Lopes.

O primeiro dia do encontro foi dedicado ao transporte de passageiros e contou com a presença de Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos, que abordou sobre o cenário nacional de transportes de passageiros sobre trilhos e Marcelo Dourado, presidente do Metrô DF, que além de mostrar os trabalhos que estão sendo feitos, apresentou o seu ponto crítico sobre a ausência da mídia para divulgar as boas notícias sobre o que o setor tem realizado no Brasil. Dourado citou o exemplo da primeira estação com instalação de sistema de energia solar fotovoltaica, a Estação Guariroba. Segundo ele, “o projeto é totalmente sustentável e o primeiro com captação de energia solar da América Latina e foi pouquíssimo divulgado pela imprensa”.

Já o segundo dia foi dedicado ao transporte de cargas sobre trilhos. Os painelistas foram Regis Dudena, gerente Jurídico da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Kauê Lunard, especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Esta é oportunidade para falar abertamente, tratar termos, esclarecer dúvidas e tirar mitos. Às vezes temos questões levantadas por pessoas que não têm os dados a fundo e vão sendo produzidas, ditas e ‘re-ditas’ e acabam sendo tomadas por verdades. Então, esperamos que nestas oportunidades de trazer os jornalistas, principalmente os jovens, possamos municiar a mídia e os que cobrem o setor a terem de fato os dados, os termos técnicos”, disse Dudena.

“É uma oportunidade muito boa para quem é jornalista entender que há muitos movimentos no nosso país. Essa área das ferrovias tem um grande investimento, muitas iniciativas e muito ainda para ser feito e que realmente [o assunto] escapa muito quando estamos nas redações. Essa oportunidade é de ouro para quem é da comunicação entender mais o que tem sido feito e ver como a gente cobra e cobre esse assunto. Foram dois dias de muitos insights e muito conhecimento”, finalizou a jornalista Larissa Leite.

Fotos – crédito: Revista Sobretrilhos

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.