Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Formada comissão para revisão da norma 13776

25 de outubro de 2018


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O Departamento de Duas Rodas (DV2R) do SIMEFRE promoveu ontem (23/10), reunião do CB05, da ABNT, para Revisão da Norma ABNT 13776:2006 – Categoria L.

Na abertura do evento o representante do CB 05,José Luiz Albertin, afirmou que a eletrificação de veículos trouxe uma alteração na divisão clássica do que eram veículos. “O que era uma motocicleta, ciclo motor, agora eletrificada tende a ficar parecido com uma bicicleta. E a bicicleta que antes era apenas movida a força física no pedal, quando tinha um motor, chamava-se motoneta, com motor à combustão,  eletrificada caminha para a área das motos.”

A dúvida também permeia a área de brinquedos. O patinete, por exemplo, uma vez eletrificado se transforma em um dispositivo de deslocamento urbano. “Isso muda completamente o cenário. Os fabricantes precisam ter segurança sobre o que estão fabricando e o legislador tem que ter uma orientação mínima dessa tecnologia que vem crescendo a cada dia”, comenta Albertin.

Durante a reunião o representante da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), Rui Almeida, explicou como a legislação de alguns países evoluiu na regulação desse segmento. Segundo ele seria interessante que o Brasil acompanhasse a categorização europeia, uma vez que a maior parte desses “veículos” é feita fora do Brasil.

Albertin esclareceu que o objetivo da reunião é validar a Revisão da Norma 13776:2006, baseada no pleito das entidades e empresas ligadas à categoria L. Foi divulgada uma agenda de trabalho, com calendário preliminar e foram nomeados a coordenadora (Fabia Helena) e os secretários (Rui Almeida e Alexandre Polesi).

As reuniões deverão acontecer sempre na quarta terça-feira do mês na sede do SIMEFRE.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.