Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Honda Motocicletas registra 11,9% de crescimento em 2018

22 de janeiro de 2019


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A Moto Honda da Amazônia fechou o ano de 2018 com resultados positivos: 11,9% de crescimento no volume total de emplacamentos. Foram 745.024 mil unidades emplacadas entre janeiro e dezembro de 2018, ante 665.787 mil no mesmo período de 2017. A produção acompanhou a tendência e cresceu 17,6%, com 784.421 mil unidades produzidas, incluindo quadriciclos, na fábrica da empresa, em Manaus-AM.

O segmento de alta cilindrada para a Honda apresentou avanço significativo, de 69,6% nos emplacamentos, consagrando a liderança da empresa também neste segmento. Foram 12.554 mil motocicletas de alta cilindrada comercializadas em 2018, ante 7.402 no mesmo período de 2017. Entre os destaques está o sucesso da linha 500, em particular do modelo CB500X, que obteve 3.284 unidades comercializadas em 2018. O market share da empresa no segmento de alta cilindrada (acima de 451cc) é de 31,8%.

A Honda Motocicletas também obteve destaque no segmento de scooters, que cresceu 20,3% nas vendas no último ano. Foram 37.806 mil scooters emplacadas em 2018, ante 31.435 no mesmo período de 2017. O modelo de maior volume é a PCX, scooter líder de vendas no País, que foi vendida a 30.482 mil clientes nos últimos doze meses, consagrando a liderança da marca no segmento, com 55,8% de market share.

“Depois de mais um ano de muito trabalho e dedicação, em estreita sintonia com a nossa Rede de Concessionárias, encerramos 2018 com resultados positivos. Após tantos anos de retração de mercado, obtivemos uma reversão de tendência, registrando crescimento em relação ao ano anterior. Mantivemos elevados investimentos em novos modelos em todos os segmentos, desde a expansão e renovação de nossa linha de alta cilindrada, com as novíssimas X-ADV e CBR 1000RR Fireblade, até os segmentos mais acessíveis. Destaco a nova Twister, que agora também passa a contar com freios CBS além do ABS; a nova XRE 300, com design renovado e freios ABS; e o nosso grande lançamento, a nova scooter de entrada da Honda, a Elite 125. Também destaco o lançamento da CRF 250F, modelo inédito mundialmente, que chega como mais uma opção para aqueles que querem se divertir em trilhas por todo o Brasil”, comenta Alexandre Cury, diretor comercial da Honda Motocicletas.

“Apesar dos desafios que os brasileiros terão à frente em 2019, a Honda continuará investindo. Aliás, este é um ano importante por conta do Salão Duas Rodas e estamos confiantes de que poderemos repetir mais um ano positivo se não tivermos grandes sobressaltos na economia. Como uma marca em constante evolução e atenta às tendências de seus consumidores, a Honda continuará trabalhando muito para que o ano de 2019 seja ainda melhor, sempre com foco no aprimoramento e inovação de seus produtos, serviços e atendimento a clientes. Assim, já iniciamos o ano com a chegada da nova Pop 110i com freios CBS e, ainda no primeiro semestre, teremos as entregas da GL 1800 Goldwing, cuja pré-venda teve início em 2018. Além disso, também contaremos com a CB 1000R com o conceito Neo Sports Café”, completa o executivo.

Produtos de Força Honda

Importante segmento de negócios da Honda, a divisão de Produtos de Força encerrou o ano de 2018 com um avanço de 5,2% nas vendas em todo País. O resultado reflete os esforços da empresa em ações comerciais, como demonstração de produtos e ativações em pontos de vendas em regiões estratégicas do País.

Feitos inicialmente para reduzir o trabalho manual dos agricultores, a Honda iniciou sua atuação no mercado de produtos de força em 1953. No Brasil, a comercialização se deu a partir de 1973 e a produção teve início em 2001, na Moto Honda da Amazônia, onde são produzidos três modelos de motores estacionários. A comercialização brasileira se expandiu e hoje inclui 27 modelos de motores estacionários, com diferentes aplicações de uso, e também roçadeiras, geradores, motobombas, cortadores de grama e pulverizadores costais.

Os Produtos de Força Honda possuem versatilidade e extrema qualidade para atender desde o uso doméstico e familiar até os ramos da agropecuária e construção civil.

Honda Serviços Financeiros

O braço financeiro da Honda no Brasil é constituído pela Honda Serviços Financeiros, HSF, que facilita o acesso aos produtos da marca e abrange o Consórcio Honda, o Banco Honda e a Corretora de Seguros Honda. As empresas oferecem planos especiais para toda a linha de motocicletas e automóveis.

Seguindo a tendência de crescimento do mercado duas rodas, o Banco Honda apresentou alta de 11,2% nos financiamentos de motocicletas da marca com relação a 2017. Foram financiadas 115.175 motos Honda entre janeiro e dezembro de 2018, ante 103.571 no mesmo período do ano anterior. O Banco Honda possui grande atuação no varejo de motocicletas, sendo o principal parceiro de financiamento da empresa. Atualmente participa com 14,3% das vendas financiadas de motocicletas 0km da marca.

O Consórcio Honda também obteve bons resultados e cresceu 9,4% nas cotas comercializadas para o segmento de motocicletas da marca em 2018, tendo comercializado 724.111 cotas no último ano, ante 662.027 em 2017. A modalidade representou 28,1% das vendas da Moto Honda em 2018.

“A Honda Serviços Financeiros possui importância estratégica para a Honda em todo País e acredito que em 2018 a HSF contribuiu muito para os negócios da empresa, principalmente no segmento duas rodas. Buscaremos em 2019 a evolução deste trabalho, para continuar ampliando o acesso da população aos nossos produtos e serviços”, comenta Marcos Zaven Fermanian, presidente da Honda Serviços Financeiros.

Sobre a Honda no Brasil: Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 24 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados. Em 1997, a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP), de onde já saíram mais de 1,8 milhão de veículos. A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), concentrará, a partir de 2021, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolidará como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Durante esses anos a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR

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