Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE participa de reunião sobre facilitação de comércio e barreiras

19 de março de 2019


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O gerente Setorial do SIMEFRE, Carlos Gomes, participou no último dia 13 de março na Confederação Nacional da Indústria (CNI), da reunião da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB).

Gomes ressalta que o SIMEFRE acompanha de perto essas ações, buscando oferecer às empresas associadas, o máximo de informações possíveis, objetivando minimizar os entraves para a exportação dos produtos destas empresas.  Na oportunidade foram discutidos diversos temas, como as prioridades na agenda de facilitação de comércio; Resolução Camex 90/2018; o Sistema Inmetro, projeto 2019-2020; ATA Carnet – Admissão Temporária Aduaneiro; a suspensão da isenção da AFRMM na modalidade do Drawback e a isenção de barreiras técnicas.

Gomes explica que dentro de cada pauta foram explorados os principais temas de interesse. No caso das prioridades na agenda de facilitação de comércio, os destaques foram o Portal Único de Comércio Exterior, o Operador Econômico Autorizado (OEA), a gestão de risco, coleta única, taxa de encargos nas exportações e importações, escaneamento de contêineres, comércio eletrônico, o Comitê Nacional de facilitação de comércio, boas práticas regulatórias e a agenda regulatória de comércio exterior.

Em relação ao sistema Inmetro mereceram atenção especial a cooperação com a Global Alliance for Trade Faficilitation, a definição de modelo de gestão de risco para o processo de licenciamento, reformas de processos de trabalho, adoção de melhorias de curto prazo, adoção de novas soluções de automação e de interoperabilidade com o Portal Único, estabelecimento de novas soluções de controle de importações integradas ao Portal e meta de redução, de no mínimo, 60% do tempo de licenciamento.

Para Gomes o ATA Carnet – Admissão Temporária Aduaneiro, que auxilia as empresas que precisam mandar amostras comerciais, artigos para apresentação ou utilização em feiras, mostras, congressos, exposições e eventos similares, é uma das ferramentas que merece atenção por parte das empresas. O ATA Carnet está em 78 países, no entanto, apenas 20% das empresas conhecem o mecanismo e destas, somente 3% a utilizam. “Essa é uma ferramenta que desburocratiza o processo de envio desses produtos. O SIMEFRE acompanha e disponibiliza este e outros mecanismos de suporte aos empresários. Basta entrar em contato conosco”, ressalta.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.