• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE PARTICIPA DO SEMINÁRIO NEGOCIAÇÕES MERCOSUL-CANADÁ

10 de novembro de 2016


O gerente de Assuntos Corporativos do SIMEFRE, Carlos Gomes, participou no dia 16, de agosto, do Seminário Negociações Mercosul – Canadá: Próximos Passos, Desafios e Oportunidades do Processo Negociador, promovido pela Câmara de Comércio Brasil – Canadá, com apoio da Sidera Consult.
O evento contou com a presença do Cônsul Geral do Canadá em São Paulo, Stéphanie Larue e representantes do MDIC, MRE, CNI e Sidera Consult.Dentre os temas os avanços das negociações e seus impactos sobre o setor produtivo brasileiro.
Para Gomes o mercado canadense possui vantagens comparativas em relação ao Brasil, como o potencial de ganho, competitividade, acordo com empreiteiras brasileiras em expansão, renda per capita 5 ou 6 vezes maior que a brasileira e interlocução séria. “É o momento da indústria nacional mapear as possíveis barreiras tarifárias, técnicas, sanitárias e fitossanitárias. Quanto mais ampla nossa colaboração, melhor será o resultado no Acordo de livre comércio Brasil-Canadá.”
Na opinião de Gomes, independente do futuro acordo Mercosul – Canadá, faz-se necessário buscar conhecimento no que tange às potencialidades das nossas indústrias, fortalecer o olhar internacional colocando em prática o dever de casa. “O rompimento de paradigmas é um passo importante para a expansão da nossa economia, os Acordos Internacionais estão apontando novos cenários. Para o futuro o presente é o start.”