Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

SIMEFRE promove o seu Seminário e Almoço de Confraternização Anual da Diretoria e Associados

12 de dezembro de 2018


Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

O SIMEFRE realizou no último dia 6 de dezembro de 2018, o seu Seminário e Almoço de Confraternização. O presidente, José Antonio Fernandes Martins abriu o evento agradecendo a presença de todos e lembrando que a partir de agora, com a mudança do novo governo, o SIMEFRE inicia um novo trabalho para conhecer os membros e apresentar as necessidades do setor.

Na sequência houve uma apresentação sobre o desempenho e resultado econômico dos setores industriais filiados e perspectivas para 2019, na qual os diretores Paulo Shuiti Takeuchi do Departamento de Duas Rodas (Motocicletas); Cyro Gazola, do Departamento de Duas Rodas (Bicicletas); Auro Levorin do Departamento de Duas Rodas (Peças e suas partes); Alcides Braga, Departamento de Implementos Rodoviários; Luiz Fernando Ferrari do Departamento Ferroviário de Passageiros; Vicente Abate do Departamento Ferroviário de Cargas e o presidente do SIMEFRE José Antônio Fernandes Martins, do Departamento de Ônibus, mostraram como os setores se comportaram ao longo do ano.

O assessor de Relações Trabalhistas do SIMEFRE, Antonio Lúcio Molognoni, falou sobre os efeitos da Reforma Trabalhista. Segundo ele ainda existem pontos que as empresas precisam tomar cuidado, mas já é possível perceber uma redução no número de ações trabalhistas. Os números registrados em 2018 são 38% menores que em 2017.

Dando continuidade ao evento o economista Prof. Antonio Lanzana (USP-FEA) e Fundação Dom Cabral, apresentou uma palestra sobre o cenário econômico. Segundo ele nos cenários de curto e médio prazo,  existem indefinições no mundo que podem trazer uma mudança forte em relação ao que tínhamos. Ele aponta uma desaceleração mundial em função da guerra comercial entre Estados Unidos e China e pelo fato dos Estados Unidos estarem enfrentando uma pressão inflacionária.

O presidente da Rumo Logística, Júlio Fontana, falou sobre o “Planos, projetos e investimentos da Rumo e antecipação das concessões.” Ele ressaltou a dificuldade, porém a importância em fechar contrato com o BNDES e informou que até o final do ano a empresa terá investido 8 bilhões, volume de investimento muito superior à média nacional. Espera que haja uma solução rápida que favoreça a renovação antecipada das concessões ferroviárias, que abrirá melhores horizontes para investimentos na ferrovia.

A Rumo trocou material rodante, 180 locomotivas, 270 vagões, 900 quilômetros de vias revitalizadas, construção de novos pátios e, principalmente, mudou a visão de curto prazo e a cultura local, melhorando as condições de trabalho dos colaboradores e a motivação.

O encerramento do evento ficou por conta do Deputado Federal, Marcel van Hattem, que falou sobre “O Poder Legislativo e a Visão do Brasil no Novo Governo.” O Deputado, recordista de votos no Rio Grande do Sul, acredita que os desafios do novo governo passam pela aprovação de uma reforma da Previdência.

Hattem afirma que é favorável ao fim do Ministério do Trabalho, uma vez que a Justiça é uma só para empregados e empregadores. Elogiou a escolha do juiz Sérgio Moro e defendeu o fim da corrupção e a necessidade de combater a oposição “raivosa” que impede a modernização.

O evento terminou com o tradicional almoço de confraternização.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.