• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

IV Simpósio de Engenharia Ferroviária confirma palestrantes internacionais

27 de abril de 2021


Entre os convidados estão professores da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, do Instituto Real de Tecnologia, KTH, na Suécia, e da Universidade Nacional da Colômbia

Após o sucesso das edições anteriores, o Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) chega em sua quarta edição, que será realizada pela primeira vez em um formato totalmente online, devido ao atual cenário pandêmico. Entre os dias 19 e 20 de maio, o evento unirá a academia e a indústria do transporte de cargas sobre trilhos para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor, a partir de temas como ferrovia 4.0, perspectivas para inovações, instrumentação de via permanente, entre outros.

Além de contar com a participação de especialistas do Brasil, o IV SEF também anunciou a presença de dois palestrantes internacionais. O primeiro deles é o Prof. Buddhima Indraratna, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, que ministrará uma palestra sobre “Avanços no Projeto de Lastro Ferroviário”, no dia 19 de maio, às 11h. Graduado em Engenharia Civil pelo Imperial College de Londres, Indraratna é conhecido pelas importantes contribuições nas áreas de engenharia geotécnica e ferroviária, tendo recebido diversos prêmios nacionais e internacionais por seu trabalho nestas frentes.

Já no dia 20 de maio, o IV SEF receberá dois palestrantes internacionais. O primeiro será o Prof. Alejandro Toro, da Universidade Nacional da Colômbia, para falar sobre a corrugação de trilhos no metrô de Medellín, às 10h50. Toro atua na área de tribologia e fadiga de contato, em particular para metais e biomateriais. Nesse dia, o segundo palestrante internacional será o Prof. Mats Berg, do Instituto Real de Tecnologia, KTH. Situado em Estocolmo, na Suécia, o KTH é considerado a maior instituição de ensino superior em tecnologia da Escandinávia e uma das universidades técnicas líderes da Europa. Com uma ampla lista de estudos sobre ferrovias que contam com a sua participação, Berg conduzirá a palestra “Simulação de interação dinâmica veículo-pista: possibilidades e limitações”, às 14h.

As inscrições para assistir as palestras internacionais, bem como outras apresentações que integram a programação do Simpósio, já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.simposio-ferroviario.com.br/.

Evento será online e unirá academia e indústria para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor

Em 2017, pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados dessas pesquisas pudessem ser apresentados. Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado por acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).