• Opening Hours Monday to Saturday - 8am to 9pm
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários

Marcopolo dá ênfase na mobilidade sustentável no 11º Simpósio SAE Brasil de veículos elétricos e híbridos

14 de junho de 2022


Fabricante intensifica investimentos para produção do Attivi, primeiro ônibus 100% elétrico da marca.

A Marcopolo, líder nacional em soluções de mobilidade e uma das principais empresas globais do segmento, participa do 11º Simpósio SAE Brasil de Veículos Elétricos e Híbridos destacando a evolução para produção, ainda este ano, do seu primeiro ônibus 100% elétrico, o Attivi. A companhia pretende iniciar a fabricação das primeiras 30 unidades no segundo semestre de 2022.

De acordo com Renato Florence, gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, o Attivi conta com tecnologia brasileira e internacional, com alto conteúdo nacional, parceiros e fornecedores locais que estão sendo desenvolvidos. “Nosso projeto envolveu o desenvolvimento de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. O que permitiu a redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, tornando o nosso modelo mais leve, de maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno, pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação”, explica.

Segundo o executivo, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil através de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez.

Desde outubro de 2021, o Attivi vem sendo testado em operação assistida  pela Marcopolo, em parceria com a Suzantur, em área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, em trajeto curto e sem passageiros para análise e avaliação de desempenho. Este ano, a empresa concluiu o processo de homologação do modelo e agora está realizando os testes de validação para atender às condições das severidades das ruas brasileiras, desenvolvendo um modelo de concessionária-padrão para suporte, especificamente para os ônibus elétricos, e um plano de atendimento de pós-vendas e peças de reposição para que os clientes tenham uma solução completa, desde a utilização do veículo em suas operações até o sistema de recarga e manutenção das baterias, além de ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, focando na entrega do melhor custo total de propriedade, para uma solução completa de mobilidade urbana sustentável.

O 11º. Simpósio SAE de Veículos Elétricos e Híbridos será realizado amanhã, dia 14 de junho, no São Paulo Airport Marriott Hotel, localizado na Av. Min. Evandro Lins e Silva, 10/100 – Parque Cecap, em Guarulhos.